COMENDADORES
O caso Berardo e (todos) os outros casos em que os inquiridos desrespeitaram os dignissímos deputados, nas comissões de inquérito.
Porque Comendador não é quem quer mas:
"Comendador é o nome dado ao indivíduo que recebe uma condecoração honorífica (de ordem militar, política ou eclesiástica); alguém que é agraciado com uma comenda, ou seja, um benefício.
Atualmente, o termo Comendador é utilizado apenas como um título distintivo de honra, oferecido por algum tipo de autoridade às pessoas que se destacam por ajudar a engrandecer a sociedade, seja por trabalhos ou influências sociais, económicas e/ou políticas, por exemplo."
Ora sendo estas as prerrogativas ocorre perguntar em quê e porquê é que alguns (muitos??) a quem foram atribuídas tais honoríficas distições, foram merecedores de tal. Porque muitos deles (ao contrário de Berardo) declararam, sem pejo de vergonha, não se lembrar do mal que fizeram nem dos erros que cometeram. E isso é menos grave do que aquela gargalhada desrespeitosa do Sr. Berardo e que ofendeu tantos defensores do respeito institucional.
Se é para retirarem comendas há muitas para serem retiradas.